Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Projeto Tri Ciclo apresenta espetáculos gratuitos
11/09/2012, às 08:01:27

 

   Espetáculos grandiosos e belos acontecem gratuitamente para a população neste mês através da segunda edição do projeto Triciclo Espetáculos. No próximo dia 21, acontece o espetáculo de dança flamenca “Legado Andalusí”, a partir das 19h30, na Arena Municipal (área externa do Teatro Municipal), na praça Antônio Carlos, Centro. Também pelo projeto, o grupo Carlos do Rio apresenta “Cantos do Brasil” no próximo dia 28.

   O projeto Tri Ciclo Espetáculos tem como proposta promover a circulação de espetáculos e oficinas de formação e qualificação para a comunidade da região de Araxá. O grupo convidado para abrir o Tri Ciclo 2012 é a Companhia de Baile Flamenca, de Fatima Carretero, de grande expressão no cenário nacional. E a história que será contada através dos passos vigorosos e quentes dos bailarinos tem início há mais de mil anos. No século VIII D.C. chegam à península ibérica árabes, bárbaros, egípcios, sírios e pessoas das mais variadas etnias que se misturaram aos habitantes romanos-visigodos e formaram Al-Andalus.

   “Onde tem água brota um oásis, onde tem um oásis brota-se a vida”. Em Al-Andalus encontraram um lugar aprazível de natureza fértil e com um vigoroso passado. Em Granada, encontraram a fonte da vida e suas águas acalmaram o ardor dos guerreiros. Enquanto brotavam flores e frutos, florescia uma civilização que durante séculos era a verdadeira Luz. “Essa luz segue viva entre nós, é o nosso Legado Andalusí. A herança Andalusí faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola e recuperar essa fabulosa herança e a difundir para o público é o objetivo do espetáculo Legado Andalusí.”

O projeto Tri Ciclo
   A primeira versão do projeto aconteceu de agosto de 2011 a junho de 2012, quando as ruas e praças de Araxá e Uberaba tornaram-se palco para as apresentações de grupos convidados de bailarinos e atores, com espetáculos de elevado teor técnico e artístico, proporcionando o fomento cultural da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita.

   O Tri Ciclo é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e patrocinado pela CBMM e Valmont. Além de levar cultura, arte e beleza à comunidade, também movimenta os setores social, de turismo e a economia na região. Os espetáculos reuniram cerca de 12 mil pessoas, em 16 apresentações gratuitas, em locais públicos como praças, ruas, feiras, espaços de convivência e instituições culturais, com a retaguarda de mais de 40 artistas, produtores e técnicos culturais envolvidos na execução das apresentações.

   “Depois de meses de elaboração e preparo desse projeto, com dias intensos e produtivos, contatos com várias pessoas envolvidas na questão cultural de nosso país, o grande legado foi o valoroso intercâmbio de artistas de várias regiões e o envolvimento da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita”, destaca Cynthia Verçosa, como proponente, diretora artística e coordenadora do projeto Tri Ciclo.

   Cynthia é graduada em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas – Ênfase em Bidimensional; com licenciatura plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, cursando pós-graduação em Artes Visuais pela UFMG Belas Artes. Ela é delegada de cultura representante do Alto Paranaíba na II Conferência Nacional de Cultura Diversidade Cultural, realizada em 2010. Na área, atua desenvolvendo projetos culturais e sociais, produção de mostras de arte e curadoria/produção de espetáculos e oficinas artísticas.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia