:: Clarim :: - EDITORIAL - Simbólico Cristo
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

22/09/2017, às 10:06:10

EDITORIAL - Simbólico Cristo

 

A estátua do Cristo Redentor de Araxá expressa como ideia de cidade não só a fé da população, como a cultura voltada à convivência dos encontros, a vocação turística através da receptividade e a consciência ambiental. Esse simbolismo do espaço quando da sua implantação no alto da colina de Santa Rita, em 1965 para marcar os 100 anos de elevação de Araxá da condição de vila para cidade foi reforçado por ocasião da desapropriação e urbanização de sua área pelo então prefeito Aracely de Paula em 1982. Porém, acompanhando tortuosos caminhos políticos, o Parque do Cristo não chegou a cumprir totalmente a sua destinação, o que se vislumbra somente agora 35 anos depois.  

Durante a ditadura militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, Araxá como município considerado de segurança nacional teve os seus prefeitos indicados diretamente pelo governador do Estado, de 1972 a 1985. Por sua vez, os governadores eram eleitos indiretamente pelas assembleias legislativas, então comandadas pelo partido oficial do regime militar (Arena). É dentro desse contexto político que a imagem do Cristo começa a abraçar a cidade do alto da colina, no auge da ditadura militar.

Um mês após as Eleições Gerais que marcaram o início da reabertura política no país, realizadas em 15 de novembro de 1982, é inaugurado o parque construído pelo então prefeito Aracely, no dia do aniversário da cidade - 19 de dezembro. Porém, os brasileiros ainda não puderam escolher o seu presidente, cargo ocupado pelo general João Baptista de Oliveira Figueiredo desde 1979, tendo como vice-presidente Aureliano Chaves, ambos do partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). E também ainda prevalecia para as capitais e municípios considerados de segurança nacional o mecanismo das eleições indiretas, criado para garantir a governabilidade do regime militar.

Como as eleições de 1982 aconteceram com o chamado "voto vinculado", ou seja, o eleitor tinha que escolher candidatos do mesmo partido para todos os cargos em disputa para não anular o seu voto, o Arena sob a nova sigla PDS foi surpreendido com o resultado das urnas porque praticamente perde a hegemonia ao obter uma votação similar a dos partidos de oposição (PMDB, PDT, PTB, PT). Esse resultado eleitoral não só desencadeou o movimento popular Diretas Já em todo o país, em 1984, como equilibrou o Colégio Eleitoral formado em 1985 para eleger o último presidente do país de forma indireta, conforme a Constituição de 1967, Tancredo Neves com o vice-presidente José Sarney, ambos do PMDB. Até então, Tancredo era governador de Minas Gerais eleito em 1982 com o vice Helio Garcia que assume o seu lugar após ele ter sido escolhido presidente.  

Com essa guinada no cenário político nacional e estadual a partir de 1982, Aracely que cumpria o segundo mandato como prefeito nomeado pelo Arena desde 1975, esperava deixar o cargo com a posse dos governadores eleitos, em março de 1983. O governador mineiro como a maioria dos eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pertencia aos partidos de oposição que não abririam mão de indicar o novo prefeito de Araxá. Por isso, a pressa de Aracely em inaugurar não só o Parque do Cristo como outras obras executadas no município no decorrer da sua gestão que completava oito anos.

De fato, ele deixou a prefeitura de Araxá em agosto de 1983, cerca de sete meses depois de inaugurar o Parque do Cristo, quando foi sucedido por Kleber Pereira Valeriano nomeado pelo PMDB. Especialmente por questões políticas reforçadas pelo seu simbolismo, o novo prefeito não tinha o parque no seu plano de governo, até porque ainda precisava de investimentos para ser complementado em detalhes e mantido em funcionamento. Com a realidade do desuso, o simbolismo do Parque do Cristo foi transfigurado mediante o desprezo de boa parte da população pelos chamados "anos de ferro", fortemente representados no município porque os prefeitos eram nomeados e onde se vivenciava a inversão da situação político-partidária nos três poderes, municipal, estadual e federal.  

Apesar dos avanços políticos obtidos com as eleições de 1982, os eleitores dos municípios de segurança nacional não participaram das Eleições Municipais de 1984 para elegerem diretamente os seus prefeitos, quando todos os demais no país foram escolhidos pelo voto popular. As eleições diretas para os prefeitos desses municípios que incluíam as capitais só aconteceram em 15 de novembro de 1985, quando Aracely é democraticamente eleito pela população de Araxá para cumprir o terceiro mandato, um pouco mais curto, de 1986 a 1988. Nesse período, o Parque do Cristo volta a ser valorizado pela gestão municipal, mas não com o mesmo entusiasmo e cuidado de antes dado aos desgastes políticos que o reduziram à pecha de "elefante branco". Desde então, houve períodos em que o parque funcionou em parte e outros em que esteve literalmente abandonado.

O resgate desse espaço com todo o seu simbolismo original só começa agora três décadas depois da sua inauguração, estando completamente renovado e reintegrado aos tempos atuais, inclusive com a execução de um projeto de reforma feito pelo mesmo arquiteto que o projetou nos idos 1980, Marcello de Gusmão Machado, e com a mesma paixão. Recentemente, o Cristo foi visto com as suas novas luzes de forma deslumbrante, suscitando a esperança de que assim tão maravilhoso, como sempre de braços abertos para a cidade, possa finalmente transformar o seu simbolismo original em realidade. Como divulgado pela prefeitura, a proposta para o seu funcionamento é inspirada no Parque Ibirapuera de São Paulo (SP), frequentado por pessoas de todas as faixas etárias e camadas sociais, dos esportistas aos contemplativos, onde contam com lanchonetes, áreas de estar, parque infantil, uma fonte multimídia e atividades que acontecem todos os dias. Quiçá, o Parque do Cristo de Araxá finalmente deixe de ser considerado apenas um símbolo a partir de 2017. 

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim