:: Clarim :: - Santa Casa apresenta plano de ação do Centro de Quimioterapia 
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

13/09/2017, às 09:09:03

Santa Casa apresenta plano de ação do Centro de Quimioterapia

 

A superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, Diane Dutra, apresentou o cronograma de cumprimento das etapas para o efetivo funcionamento do Centro de Quimioterapia. Segundo ela, se tudo ocorrer como o previsto, o atendimento começa gradativamente no início de novembro próximo com o diagnóstico precoce e a hormônio-terapia, seguidos pela quimio oral e ambulatorial.   

Diane apresentou os novos projetos do hospital conquistados através dos programas governamentais Pronon e Pronas e que antecedem a implantação do Centro de Quimioterapia. Segundo ela, o Centro de Reabilitação mantido pelo Pronas e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde já atende 1.386 pacientes por mês, sem custo para eles. Ela acrescenta que no âmbito dos cuidados paliativos através do Pronon estão sendo oferecidas 5 internações por mês e 50 atendimentos ambulatoriais através de um modelo diferenciado e a demanda inclusive já é maior.  

Ela informa que através do Pronon e Pronas a Santa Casa também conseguiu o custeio da capacitação para todos os seus funcionários e ainda a destinação de 20% das vagas para os funcionários da rede pública de saúde que também estão participando dos treinamentos. “Nós vamos começar pelo diagnóstico precoce e estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Hospital Hélio Angotti para alinhar isso”, afirma. Diane acrescenta que através do Pronon e com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) foi possível adquirir os aparelhos de ressonância magnética, tomografia e outros equipamentos essenciais para darem continuidade ao projeto. “Nós começaremos com câncer de mama, colo de útero e próstata e essa parceria tem dado muito trabalho porque não é simples, temos que direcionar e encaminhar o paciente”, esclarece.  

Ela informa que 95% da obra de construção do Centro de Quimioterapia estão concluídos e que a implantação exige a parceria das três esferas de governo, municipal, estadual e federal. “Com o Pronon através da CBMM compramos todos os equipamentos que compõem o espaço que está quase pronto através da campanha e, em meio a isso, alinhamos questões como a financeira. Vamos correr atrás de um déficit mensal que hoje estamos calculando em torno de R$ 30 mil de custeio”, afirma. Diane diz que o cronograma para o efetivo funcionamento do Centro de Quimioterapia prevê algumas etapas: a entrega da obra no dia 6 de outubro próximo; a limpeza do espaço até o dia 15 e a montagem de equipamentos, manutenção e teste até 17. “E então temos que pedir a avaliação da Vigilância Sanitária, porque não podemos começar sem esse aval. Já fizemos várias visitas, o projeto já foi autorizado por eles duas vezes, está validado, mas na hora que a estrutura estiver pronta têm que vir para a aprovação final”, completa.

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim