:: Clarim :: - Santa Casa será uma unidade do Hospital do Câncer do Triângulo 
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

05/09/2017, às 09:35:52

Santa Casa será uma unidade do Hospital do Câncer do Triângulo

 

O superintendente Felipe Toledo Rocha informa que o Centro de Quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Araxá funcionará como uma unidade do Hospital do Câncer do Triângulo, a partir de novembro próximo. Segundo ele, a unidade de Uberaba (Hospital Hélio Angotti) vai fornecer todo o suporte técnico necessário para a implantação da de Araxá (Santa Casa), com diagnóstico precoce e tratamento quimioterápico através de uma parceria técnico-administrativa.

Felipe destaca que a iniciativa evita o deslocamento de muitos pacientes de Araxá e microrregião para a unidade de Uberaba que, além da distância de 200 quilômetros, ganham um tempo que às vezes é imprevisível. “Eles vão poder ter o diagnóstico e o tratamento perto de casa, o que amplia e facilita o acesso e bota um pouquinho mais de vantagem nessa luta contra o câncer que é tão difícil”, afirma. Segundo ele, no último levantamento feito para o projeto, cerca de 80 pacientes da microrregião de Araxá em tratamento quimioterápico e 76 em hormônio-terapia são atendidos na unidade de Uberaba. “Então, são mais de 150 pessoas que se deslocam pelo menos uma vez por mês para fazer um tratamento que brevemente poderá ser feito em Araxá mesmo. A gente acredita que cerca de metade desses pacientes possam começar já tratando em Araxá porque são da hormônio-terapia que é a fase menos complexa do tratamento e pela qual nós vamos começar a parceria”, esclarece.

O superintendente explica que com o caminhar desse processo a expectativa é a de que todos esses 150 pacientes sejam atendidos em Araxá. “E não pela incidência do câncer, mas como teremos um diagnóstico de qualidade e mais próximo na Santa Casa, a gente espera que o número de pacientes aumente pela detecção precoce, dando mais chances para curar essa doença”, completa. Ele acrescenta que o recurso é do Sistema Único de Saúde (SUS) através do custeio federal e já está alocado hoje no município de Uberaba e, conforme os tratamentos forem sendo feitos em Araxá, vão sendo transferidos através do faturamento para a Santa Casa junto com o Hospital Hélio Angotti. “Os atendimentos de alta complexidade continuarão sendo feitos no Hospital Hélio Angotti e os de média em Araxá. Até que a Santa Casa se estruture e tenha condições de ter o credenciamento para a alta complexidade”, diz.

De acordo com Felipe, haverá um oncologista clínico que ficará em Araxá e será o responsável por todo o tratamento oferecido pela unidade da Santa Casa. “Além de médicos da clínica médica, cirurgia geral e outras clínicas de apoio que já compõem o corpo clínico da Santa Casa e entrarão para o processo. E com o avançar do projeto, conforme necessário, outros profissionais de especialidades mais afins vão sendo trazidos esporadicamente para atendimento ou definitivamente se assim a demanda exigir”, esclarece. 

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim