Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Projeto de Fernanda Castelha valoriza protetores e cuidadores
26/06/2017, às 08:52:29

 

A vereadora Fernanda Castelha (PSL) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a promoção da valorização dos protetores e cuidadores de animais soltos ou abandonados de Araxá, nesta semana, durante a reunião ordinária do Poder Legislativo. Ela explica que o projeto visa ofertar atendimento emergencial preferencial nos estabelecimentos públicos e em campanhas de saúde.

Fernanda explica que esses atendimentos abrangem primeiros socorros, avaliação clínica e laboratorial dos animais tutelados ou recolhidos, controle de zoonoses, vacinação e procedimento de esterilização gratuita. Ela acrescenta que o projeto também propõe a concessão de desconto de IPTU de imóvel próprio do cuidador. “Em face à atual realidade de Araxá, no que se diz respeito aos animais vagantes e mal tratados, vemos muitas pessoas de boa vontade que intercedem a essa triste realidade, alimentando-os, medicando-os e abrigando-os. Essa ação é feita de forma voluntária, movida pelo amor e pela compaixão aos nossos irmãos animais. Todavia, o fato de ser voluntário não anula os ônus e as despesas oriundas deste ato”, esclarece.

Ela acrescenta que é um dever reconhecer e auxiliar essas pessoas benevolentes que amparam os animais que, mediante a falta de leis mais rigorosas, de fiscalização e políticas públicas adequadas, são jogados, mal tratados e ignorados por muitos da sociedade. “É dever do poder público reconhecer que os animais, assim como os seres humanos, são dignos de respeito e que o acesso às necessidades básicas de sobrevivência lhe sejam garantido. Visto que nem o poder público tem ou terá em curto prazo condições físicas e financeiras de abrigar, resgatar e tratar todos os animais abandonados. Cuidadores e protetores devem ter seu trabalho reconhecido e amparado para que assim possam continuar suas atividades”, justifica.

Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia