Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Escola do Legislativo aproxima a Câmara da comunidade
07/06/2017, às 08:49:01

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), informa que a participação na Semana Municipal do Meio Ambiente é uma das primeiras ações da Escola do Legislativo que criada em 2015 e efetivamente implantada recentemente. “Podemos estabelecer pautas de interesse da sociedade nos seus mais diversificados segmentos, o interessante é que tenhamos um trabalho conjunto da presidência com a escola e o melhor aproveitamento possível dessas ações voltadas tanto para os servidores da Câmara como para o público externo”, afirma.  

Ele informa que a Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Araxá foi criada através de um projeto de resolução apresentado pela mesa diretora em 2015, porém na prática as ações propostas não foram desenvolvidas. “Ao assumirmos a presidência, colocamos também como uma das prioridades do nosso mandato o pleno funcionamento da escola, o que passava necessariamente por um ajuste no texto do projeto de forma que pudesse ter aplicabilidade. Nesse sentido, sentamos com as pessoas que estavam nos auxiliando nesse trabalho, procuramos dar uma formatação dinâmica ao projeto e, começamos então, a ter a participação efetiva de algumas servidoras da Câmara em ações que nós vislumbrávamos ser da Escola do Legislativo”, diz. Fabiano acrescenta que a atual mesa apresentou um projeto de resolução sobre as mudanças, aprovado por unanimidade pelo plenário.   

“Nós já tivemos algumas ações que envolveram diretamente o trabalho desses profissionais que passaram a compor a escola com a sua real efetivação e estamos com uma série de ações programadas e outras sendo estudadas para o segundo semestre”, afirma. Segundo ele, essas ações são de iniciativa da escola em sintonia com a presidência da Câmara, como por exemplo, cursos de capacitação e outras voltadas ao público externo. “Ações que tirem a Câmara de dentro da sua sede, para que possamos fazer parcerias com entidades e instituições do terceiro setor. De forma que a Câmara possa acampar determinadas ações e, com isto, estar contribuindo com a vida em sociedade”, explica.

Segundo ele, a Escola do Legislativo não é um projeto novo e está presente em várias cidades brasileiras, onde já funcionam muito bem há bastante tempo. “Então, temos também o interesse de fazer eventuais parcerias, tanto com a escola da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que é muito boa e de algumas cidades maiores que temos como referência. É o aprender e ensinar através da escola, com várias ações que podem ser aplicadas porque temos condições de trabalhar as parcerias. Nós temos no próprio orçamento da Câmara uma rubrica para trabalhar nesse sentido, logicamente, respeitando a disponibilidade para tal. Por exemplo, para buscar palestrante de renome e atividades que possam agregar valor, não apenas ao servidor do Legislativo, como à sociedade como um todo”, esclarece.  

O presidente afirma que a ação mais próxima é a participação da escola na semana em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente – 5 de junho. “Quando vamos ter uma programação voltada à questão ambiental e defesa da sustentabilidade, com uma atividade no dia 5 de junho que marque a data no Legislativo”, informa.

Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia