Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Arquivo Legislativo é inaugurado atendendo à exigência do TCE
19/05/2017, às 14:45:01

 

A inauguração do Arquivo Legislativo Kátia Regina Dias aconteceu na tarde de segunda-feira, 15, em solenidade que marcou a homenagem póstuma à servidora que atuou na Câmara Municipal de 1998 até a sua morte em 2014. A instalação do arquivo público atende exigência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG).

Estiveram presentes, vereadores, a vice-prefeita Lídia Jordão, autoridades e lideranças municipais, familiares e amigos de Kátia. Ela começou a trabalhar na Câmara Municipal como assessora do ex-vereador José Donizete de Oliveira (Diou) em 1998 e tornou-se servidora efetiva a partir de 2001, quando foi aprovada no concurso público e trabalhou como arquivista na Câmara Municipal até 2012 e, posteriormente, como auxiliar administrativa e na contabilidade integrando a Comissão de Licitação até a sua morte em maio de 2014. O filho dela, Everton Carlos Dias, discursou em nome da família agradecendo a homenagem e participou emocionado do descerramento da placa. O presidente da Câmara, vereador Fabiano Santos Cunha, destacou a importância do arquivo para a sociedade. “O Tribunal de Contas do Estado hoje exige um local adequado para esse arquivo, que representa a história de um povo. Um espaço adequado para perpetuar toda a trajetória de grandes homens e mulheres, como do nosso prefeito Aracely de Paula que iniciou a sua carreira na Câmara Municipal. Marcas indeléveis que se misturam com a história de Araxá”, disse.  

Fabiano destaca que o arquivo é um espaço aberto à comunidade e equipado com modernas instalações. “Pronto para receber os araxaenses, em especial, os estudantes que necessitem de dados históricos do Legislativo municipal e da cidade para fazerem suas pesquisas”, afirma. Em nome do ex-presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa, que justificou a sua ausência na solenidade, Fabiano agradeceu à prefeitura que construiu o arquivo a pedido dele. Ele acrescenta que dá continuidade aos projetos com a implantação do almoxarifado e plenarinho para a realização de reuniões, licitações e outras atividades legislativas. Como novas ações, o presidente atual destaca a identificação visual da Câmara e adoção dos crachás de identificação dos funcionários para facilitar o atendimento ao público, a aquisição de câmeras de maior resolução para a transmissão ao vivo das reuniões e fóruns no site e capacitação dos servidores.  


Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia