:: Clarim :: - Escola de Esportes Especializados vai movimentar os ginásios
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

09/05/2017, às 08:07:23

Escola de Esportes Especializados vai movimentar os ginásios

 

O assessor municipal de Esportes Especializados, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes, Márcio Contato, assumiu o cargo em fevereiro passado, em substituição à triatleta Jane Porfírio. Ele informa que a implantação da Escola de Esportes Especializados nos ginásios municipais é um dos principais projetos da administração do prefeito Aracely de Paula para este ano.

Márcio trabalha na assessoria desde 2015, onde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o programa Saúde na Praça, uma das diretrizes da Política Estadual da Promoção à Saúde (Poeps). Ele é educador físico habilitado pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref), portanto, apto para exercer legalmente a atividade profissional. Marcio destaca que a meta da assessoria gerida pelo secretário municipal de Esporte, Adolfo Maurício da Silva, é realizar ações que incrementem o esporte especializado. “O objetivo é deixar o esporte especializado sempre em pleno movimento e acessível para crianças, jovens, adultos, idosos, enfim, todos os adeptos ou praticantes do esporte”, afirma.

Ele cita que a secretaria através da assessoria apoia a equipe de Araxá na Copa Futsal Band Triângulo, com transporte e alimentação. “A final da primeira fase vai ser aqui em Araxá, no dia 11 de julho, no Ginásio Santa Luzia envolvendo Conquista, Sacramento, Ibiá, Campos Altos e Delta, então, vai ser um grande evento. O time que está participando da copa foi o que participou de um torneio realizado em 2016 entre os ginásios municipais”, informa Contato. Ele acrescenta que a prefeitura também está envolvida nos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) que acontece entre os dias 14 e 18 deste mês, em Frutal. “Araxá vai participar com três modalidades, futsal e handebol (masculino/feminino) e vôlei (masculino). “Estaremos apoiando todos os atletas, com transporte e alimentação”, informa.

De acordo com ele, a assessoria planeja realizar para crianças o primeiro festival de Iniciação Esportiva ainda neste primeiro semestre do ano, nas modalidades futsal e handebol, categorias Fraldinha (de 7 a 8 anos) e Pré-mirim (9 a 10 anos). “O objetivo é envolver as crianças com o meio esportivo, fazendo com que frequentem os ginásios e pratiquem esportes com o apoio dos pais. Hoje, os educadores físicos fazem esse trabalho dentro da escola, mas fica restrito aos professores e alunos e não tem tanto envolvimento da comunidade em si. Então, em junho estaremos começando o primeiro festival de Iniciação Esportiva com as escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular”, destaca o assessor.

Ele explica que a Escola de Esportes Especializados nos ginásios municipais é um novo projeto da Secretaria Municipal de Esportes e está no plano de ação traçado pela assessoria para 2017. “Estaremos em dez ginásios municipais com as atividades esportivas nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. Nós vamos agregar o basquete nesse projeto, porque tem crianças e adultos que gostam desse esporte. Teremos professores dando aulas nas categorias Fraldinha, Pré-mirim, Mirim, Juvenil e Adulto, e assim tirando as crianças da ociosidade do dia a dia. A Escola de Esportes Especializados dentro dos ginásios será o ‘boom’ no esporte de Araxá”, ressalta. Segundo ele, as aulas serão de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. “As crianças ou adultos que estudam à tarde, farão as aulas de manhã. Quem estuda de manhã terá aulas à tarde nos ginásios. Atenderemos a faixa etária de 7 até 17 anos. O esporte vai acontecer proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar, iremos trabalhar tanto a parte física, como a parte mental. Nós iremos agregar junto com isso a ação da família. É o esporte junto com a ação social levando a família para acompanhar a criança e o adulto no ginásio”, completa. Ele ainda esclarece que a Escolinha de Esportes Especializados continuará sendo realizada nas escolas municipais e garante a realização dos Jogos Estudantis neste ano, que foi um grande sucesso entre os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino em 2015 e 2016.

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim