:: Clarim :: - Araxaense participa de evento em BH voltado para fortalecimento do combate às drogas
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

17/04/2017, às 08:49:03

Araxaense participa de evento em BH voltado para fortalecimento do combate às drogas

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou o Simpósio Estadual dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad’s), reunindo cerca de 500 pessoas vindas de mais de 150 municípios mineiros, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 10. Araxá esteve representada no simpósio promovido através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), com o principal objetivo de aproximar o governo do Estado e os conselhos municipais com a união de esforços para desenvolver políticas públicas de prevenção ao uso de drogas.

Essa é a primeira vez que representantes dos Comad’s de centenas de municípios mineiros se reúnem para trocar experiências e debater estratégias no combate ao uso de drogas. Além de representantes de conselhos hoje ativos, o simpósio reuniu também profissionais ligados à área de drogas de municípios mineiros com interesse na criação ou reativação de Comad’s.

O presidente do Comad de Araxá, Augusto Paiva Montandon, contribuiu com o debate em torno das políticas públicas sobre drogas no Estado. Segundo ele, o Comad de Araxá existe desde 2005. Como ex usuário de álcool, Augusto destaca que a participação da sociedade na luta diária contra o uso de drogas é essencial para o fortalecimento das ações de combate ao vício. Ele informa que o conselho já chegou a realizar cerca de dez atendimentos diários no município. “Hoje, mesmo com um número maior de parceiros na rede, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o número de atendimentos diários ainda é elevado. O número de familiares de usuários que nos ligam ou nos procuram diariamente para pedir orientações é grande”, afirma. Ele acrescenta que, além dos atendimentos e encaminhamentos, o Comad de Araxá também realiza palestras de prevenção desde 2013. “Somos atuantes nas escolas públicas municipais e estaduais, realizamos palestras durante todo o ano e ações preventivas nas ruas, distribuindo materiais e orientando a população. Para nós, é muito importante estar aqui nesta capacitação. Precisamos deste apoio para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho no município”, destaca.

Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Aílton Lacerda, não há espaço para divergências políticas ou ideológicas quando o assunto é políticas sobre drogas. “O desafio nos impõe esse consenso: busca de ideias comuns para que possamos superar esses desafios. Em Minas Gerais, 60% dos usuários de drogas são da faixa de 12 a 17 anos. E mais, 17% desses dependentes têm idade entre 5 e 12 anos. Isso representa uma preocupação enorme, os nossos jovens estão iniciando nos vícios cada vez mais cedo. Se não atuarmos na prevenção, o futuro de Minas estará comprometido. Estamos aqui para alinhar ideias e efetivar propostas e, assim, avançarmos no combate e prevenção ao uso de drogas”, disse Aílton. Segundo ele, foi para pensar conjuntamente em ações e planejamentos para a área que a Sesp optou por reunir em um só evento Comad’s de centenas de cidades mineiras. A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Patrícia Magalhães, ressalta que não é possível construir políticas públicas sem conselhos ativos nos municípios. “O trabalho que cada conselho desempenha subsidia o governo de informações para que possamos pensar em políticas e alternativas de ações”, afirma.

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim