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EDITORIAL - A fundamental educação
17/03/2017, às 08:16:05

A Comissão de Recredenciamento do Ministério da Educação (MEC) concedeu a nota máxima (conceito 5) ao Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), após avaliação in loco realizada entre os dias 5 e 8 de fevereiro passado. Uma conquista que reconhece o bom trabalho que tem sido realizado desde a intervenção do Ministério Público (MP) que redefiniu a constituição e gestão da instituição, antes prejudicada pela indefinição do seu caráter - público porque os dirigentes eram indicados pelo prefeito municipal e, ao mesmo tempo, privado sem fins lucrativos porque cobrava mensalidade dos alunos.

O excelente conceito reflete o compromisso do Uniaraxá com a qualidade do ensino ofertada aos alunos através da somatória de notas dadas a dez diferentes dimensões avaliadas pela comissão, desde o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) até infraestrutura física e sustentabilidade financeira. No relatório final, os avaliadores destacaram a gestão eficiente, a coerência das políticas de ensino e o trabalho sério de responsabilidade social realizado ao longo dos últimos anos pelo Uniaraxá. Com a nota 5, a instituição entra no seleto rol das poucas que conseguem obter este resultado e automaticamente expande-se como referência educacional não só para a região como para todo o país. E por consequência, alguns dos 18 cursos ofertados pelo Uniaraxá em análise própria pelas Comissões de Avaliações do MEC ganham projeção, como recentemente o de Pedagogia que também obteve a nota máxima, 5. Mérito também para o curso de Engenharia Civil que forma a sua primeira turma em julho de 2017 e já foi reconhecido pelo MEC com nota 4.

Com a responsabilidade sobre si dos bons resultados obtidos até o momento, o novo reitor José Oscar de Melo que antes estava à frente da Pró-reitoria de Administração e Finanças e presidia a mantenedora (Fundação Cultural de Araxá), compromete-se com novos desafios pela frente que visam o crescimento sustentável da instituição. A experiência por integrar o corpo docente desde 2004, como professor e em cargos de gestão, o credencia a almejar novos horizontes como a expansão da oferta de cursos de graduação na área da saúde, assim como da pós-graduação e do ensino à distância.

A educação é o caminho para o desenvolvimento de um povo, porque acontece de dentro para fora do ser humano. Independentemente da visão tacanha do país, exemplos como o do Uniaraxá podem fazer cada vez mais diferença no contexto do município e região, como já tem ocorrido não só pela qualidade do ensino oferecido aos alunos, como a sua responsabilidade social e interação com a comunidade. É preciso sonhar o possível, somar esforços para que a partir do Uniaraxá e, ainda de outra importante instituição de ensino superior da cidade que é a unidade do Cefet-MG que tem o diferencial de ser pública, Araxá realmente se transforme no almejado polo educacional.

Se por um lado, o ensino superior privado tem crescido em razão do Uniaraxá. Por outro, o público está estagnado em Araxá. O Cefet-MG possui quase vinte cursos de graduação na área das engenharias, mas apenas dois foram implantados na cidade, o de Automação Industrial e o de Mineração. A área do Dnit em frente à unidade de Araxá foi cedida ao Cefet-MG para a implantação do seu campus de graduação desde 2009, com o trabalho do então deputado federal Aracely de Paula, porém depois disto não houve avanço. A partir de 2011, com a política do governo federal de autorizar extensões das universidades federais para municípios próximos às sedes, Araxá perdeu a oportunidade de conseguir um campus da UFU ou UFTM, como foram contemplados Ituiutaba, Iturama, Frutal e Patos de Minas. Quiçá, a exemplo do planejamento que tem sido feito em prol do Uniaraxá, haja da mesma forma esforço para aumentar a oferta de cursos públicos de graduação na cidade. Um não concorre com outro e sim se complementam nesse especial e fundamental projeto de transformar Araxá pela educação.  


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