:: Clarim :: - Xadrez ajuda a superar déficit de aprendizagem
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

30/01/2017, às 08:56:44

Xadrez ajuda a superar déficit de aprendizagem

 

O estudante do 7º período de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Kleber Antonio Borges Pereira (Toninho Valeriano), de 46 anos, encontrou na prática do xadrez um importante auxílio para superar um déficit de aprendizagem e motor que o desafia desde a infância. Depois de voltar a treinar e, com o apoio de patrocinadores, Toninho começa a participar de torneios.

Segundo ele, há uns quinze anos começou a jogar com o professor Adriano Pena que dava aulas na biblioteca municipal. Toninho diz que depois de alguns anos afastou-se da prática do jogo e, a partir de 2016, contatou o professor Adriano que está à frente da Academia Araxaense de Xadrez, onde resolveu começar a treinar para melhorar o seu desempenho. Ele destaca a importância do xadrez no desenvolvimento do raciocínio, o que tem lhe ajudado muito na graduação de Direito. “Eu tenho menos dificuldade principalmente com a prova aberta, porque o xadrez me ajuda muito a desenvolver a memória”, afirma. Ele destaca a oportunidade da convivência através do jogo que tem sido cada vez mais praticado na cidade. “Araxá já é reconhecida como um celeiro de bons jogadores de xadrez, como os campeões Vitor Amorim, de 14 anos, e a Jéssica Correa, de 12 anos, que é campeã Geral no feminino”, cita.

Toninho conta que em 2016 participou de alguns torneios locais e do regional realizado em Rio Paranaíba, em setembro, além do circuito mineiro, em Araxá, em novembro. Ele acrescenta que graças aos patrocinadores que entenderam o seu empenho e a vontade de divulgar Araxá nesses eventos, conseguiu participar da etapa final do Circuito Mineiro de Xadrez e Torneio de Verão, em Patos de Minas, no último domingo, 22. Segundo ele, conquistou o 14º lugar dentre 18 participantes. “O xadrez é realmente a ginástica da inteligência e quero agradecer a Deus em primeiro lugar, também aos meus pais, minha esposa e os patrocinadores que viabilizaram a minha ida a Patos de Minas, com transporte, alimentação, as camisetas de divulgação e também a imprensa, que valorizam esse esporte tão importante pra gente”, afirma.

Toninho informa que o Espaço Ciência e Arte, situado na av. Imbiara em frente ao Posto Rio Branco, vai sediar 11 etapas do torneio Xadrez Blitz no decorrer deste ano e convida a comunidade para estar presente incentivando a prática. Ele e explica que o Xadrez Blitz é de partidas rápidas, de 20 minutos, sendo 10 para cada jogador e quem zera perde o jogo.

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim