:: Clarim :: - Válter faz balanço e José Oscar assume como reitor do Uniaraxá
Radix Comunicação e Tecnologia

Araxá / MG -
Clarim

11/01/2017, às 08:49:00

Válter faz balanço e José Oscar assume como reitor do Uniaraxá

 

O novo reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor José Oscar de Melo, toma posse no próximo dia 31, substituindo Válter Gomes no cargo, que conclui o segundo mandato com a implantação de importantes projetos. Válter diz que sempre esteve pautado na justiça e transparência. Ele assumiu a reitoria em fevereiro de 2009, sendo reeleito para o cargo em 2012. Válter também atuou no Uniaraxá como professor e coordenador do curso Ciências Contábeis, diretor da Faculdade de Ciências Gerenciais (Facige) e Pró-reitor de Planejamento, Administração e Finanças. Ele assumiu grandes desafios como reitor e destaca que para superá-los “elencou pilares baseados especialmente na ética, moral, bons costumes e respeito às pessoas, liderando gestores e demais funcionários para os resultados alcançados.

Dentre as várias ações lideradas por ele, destacam-se a reorganização do Estatuto, Regimento, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a criação dos setores de Marketing, Recursos Humanos, Registro de Diplomas, Depositário Acadêmico e Educação à Distância; a modernização do setor de Informática, além de idealizar e coordenar a formatação e implementação do projeto para a construção do Centro Cultural do Uniaraxá, em pleno andamento. Esse novo espaço é voltado para o desenvolvimento artístico e cultural e será totalmente equipado didática e tecnologicamente, com livre acesso para toda a comunidade de Araxá e região. Um investimento de mais de R$ 25 milhões financiados pela CBMM através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do governo federal. Válter informa que também buscou a otimização dos espaços físicos, viabilização da acessibilidade plena em todo o campus, sendo inclusive muito elogiado pelas comissões do MEC em suas avaliações. Segundo ele, o apoio à adequada gestão econômico-financeira viabilizou a construção do Conjunto 4 que abriga atualmente os cursos de Engenharia. Ele ainda buscou parcerias com a CBMM para a viabilização das publicações institucionais: Revista Jurídica; Evidência; Balanço Social; Egressos do Uniaraxá; Sou Professor, Sou Uniaraxá; Cartilha Cidadã, dentre outras. Válter também projetou e implantou o convênio com o Rotary Club Araxá para a cessão de bolsas de estudos para alunos carentes com o apoio financeiro de empresários e pessoas físicas; efetivou o vestibular do meio do ano; promoveu a revitalização e modernização do Programa Unir, Mostra de Pesquisa e da Semana de Ciência e Tecnologia que atualmente atrai milhares de alunos do Ensino Médio de Araxá e região.

Como reitor, ele participou das atividades que levaram à alteração no Conselho da Mantenedora em 2010, com ações junto ao Ministério Público e poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, entidades, imprensa, docentes e discentes. Assim como, da migração da instituição do sistema estadual para o sistema federal de ensino (MEC). Na sua gestão, foram implantados os nove cursos de pós-graduação oferecidos atualmente e o Uniaraxá vem alcançando resultados ascendentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), comprovando a melhoria contínua na qualidade de ensino, estando hoje entre as instituições com os melhores indicadores de qualidade na região de acordo com os critérios do MEC. O número de alunos também aumentou de 2 mil para mais de 3 mil nos cursos de graduação. Para atender a demanda do mercado, novos cursos foram abertos nesse período: Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica.

Sempre reconhecido pelo respeito aos profissionais, Válter coordenou a implantação dos planos de carreira docente e técnico administrativo, incentivando ascensão na carreira dos colaboradores. Em seu mandato, o MEC reconheceu os cursos Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Gestão de RH, Gestão Comercial, Marketing e Sistemas para Internet e renovou o reconhecimento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia e Sistemas de Informação. Ele incentivou as ações de pesquisa e ampliação do número de bolsas de Iniciação Científica da Fapemig e ainda as participações no Projeto Rondon. Como legado, ele também deixa encaminhada a implantação do curso de Psicologia e, em breve, os de Educação à Distância.

 
 
 
Belvedere
ACIA
John Romualdo
Salão Grill
Centro de Treinamento Cognitivo
Nutri Spa
 
Clarim